CONSTRUIR COM [CORPO]. O CORPO FRAGMENTADO COMO DIMENSÃO DO ESPAÇO
RESULTADO DE INVESTIGACIÓN: Tesis para optar por el título de Maestría en Artes Visuales de la Escuela de Comunicación y Artes de la Universidad de Sao Paulo / Área: Poéticas Visuales.
Resumo
O ponto de partida para a construção desta análise é a condição atual de espaço fragmentado favorecida por uma disjunção da camada temporal em sua constituição. A percepção do espaço tem como condição a duração do tempo para que coabitem no presente as camadas do passado e do futuro. A condição de tempo suspenso faz com que as experiências individuais ocorram somente na escala do presente, condição que anula as possibilidades de construção de um espaço social. Da mesma maneira, a velocidade de criação e circulação de imagens, favorecida pela evolução das tecnologias de informação, colocou o corpo num constante estado de onipresença, multiplicando-o. Tal feito, informa ainda uma outra instância - o comprometimento das possibilidades de mapeamento cognitivo conhecidas até então, o que nos reconduz a problematizar o lugar da experiência, e do mesmo modo, da arte. As tecnologias criadoras destes múltiplos corpos são intrínsecas a crise, e por isso permitem a proposição de desvios em seu domínio. Como forma de compreensão desses fenômenos, o presente trabalho discute algumas experiências estéticas da atualidade que buscaram tensionar os limites da relação ESPAÇO-TEMPO-CORPO, num esforço de reconhecimento de suas mediações como realização sensível.
Palavras-chave: arte e tecnologia, espaço, imagem, linguagem, representação,
Resumo
The starting point for this analysis is the current condition of fragmented space favored by a disjunction of the temporal layer in its constitution. The perception of space has as a condition the duration of time so that the layers of the past and the future cohabit in the present. The condition of time pendent causes the individual experiences to occur only in the present range, condition that revoke the possibilities of building a social space. Likewise, the speed of the creation and circulation of images, favored by the evolution of the information technologies, placed the body in a constant state of omnipresence, multiplying it. Such a feat tells us yet another instance - the commitment of the cognitive mapping possibilities known so far, what leads us to question the place of the experience, and, likewise, of the art. The creative technologies of these multiple bodies are intrinsic to the crisis, so they allow the proposition of deviation in their domain. As a way of understanding these phenomena, this work discuss some current aesthetic experiences that sought to tension the limits of the relation SPACE - TIME - BODY, in an effort to recognize their mediation as sensible realization.
Palavras-chave: art and technology, image, language, representation, Space