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TRAYECTORIAS POSIBLES DE LA EMERGENCIA DE CORPORALIDADES Y SIMBOLOGÍAS NEGRAS EN LA DANZA ...



Resumo

Este artigo integra uma investigação antropológica sobre as apropriações das danças afrobrasileiras de orixás no âmbito artístico da cidade de Rosário-Argentina. O objetivo é apresentar a trajetória histórica sobre a dança afro em Brasil feita nesse período, a fim de situar e analisar os múltiplos condicionamentos, atores sociais e modos nos quais se desenvolveu esse processo. Especialmente a preocupação por produzir uma “cultura nacional/popular” que incorporara como objeto privilegiado de representação e/ ou conhecimento de grupos sociais historicamente subalternizados. Finalmente se propõem algumas questões sobre seu posterior processo de reterritorialização em um novo contexto nacional –o argentino– pondo atenção nas reapropriações e ressignificações de categorias como nação, raça e classe por performers locais.


Palavras-chaves: Brasil, dança afro, nação, trajetória.


Resumen

Este artículo integra una investigación antropológica sobre las apropiaciones de las danzas afrobrasileiras de orixás en el ámbito artístico de la ciudad de Rosario-Argentina. El objetivo es presentar una genealogía sobre la danza afro en Brasil, a fin de situar y analizar los múltiples condicionamientos, actores sociales y modos en los cuales se desenvolvió ese proceso. Especialmente la preocupación por producir una “cultura nacional/popular” que incorporara como objeto privilegiado de representación y/o conocimiento a grupos sociales históricamente subalternizados. Finalmente se proponen interrogantes sobre su proceso de reterritorialización en el nuevo contexto nacional argentino.


Palabras claves: Brasil, danza afro, nación, trayectoria.



Abstract

This article integrates anthropology research about appropriations of afro-brazilian dances orishas in the artistic field of the city of Rosario-Argentina. The objective is to present a historical overview of the African dance in Brazil, that allows to locate and analyse the multiple constraints, social actors and ways in which this process unfolded. Especially the concern for producing a “popular national culture” incorporating as a privileged object of representation and/or knowledge social groups historically subalternized. Finally, proposed some questions about his subsequent process of reterritorialization in a new national context –the argentine–.


Keys words: Brazil, afro dance, nation, trajectory.




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